FacebookYouTubeInstagram

14 - 98185.4293

Image OMB

TREINAMENTO FUNCIONAL BAURU

treino funcional bauru

TREINO FUNCIONAL BAURU

TREINAMENTO FUNCIONAL - MITOS E VERDADES

My Image

TREINAMENTO FUNCIONAL EMAGRECE?

treinamento funcional, treino hiit, treinamento intervalado, protocolo de tabata, treino, emagrecimento, personal trainer bauru
Texto: Treinador Jefferson Felicio C.T Core Movement

FacebookYouTubeInstagram

Nos últimos anos tem-se observado a expansão do treinamento funcional. Com isso surgem diversas formas de abordagens e comercialização do mesmo. 
Cada academia, Stúdio, Centro de treinamento , Box, entre tantos outros nomes que se dão aos espaços em que se executa a prática do treinamento funcional, também levam consigo suas proprias filosofias de trabalho. 
Com isso, dúvidas a respeito do método são cada vez maiores. E para ajudá-lo a saná-las vamos responder as dúvidas mais frequentes que nossos alunos tem quando começam a treinar conosco. 

Como qualquer outra atividade física que você faça , o treinamento funcional também proporciona desprendimento energético e com isso faz você gastar calorias. 
Agora o emagrecimento estará muito mais relacionado com um balanço energético negativo. Ou seja, de nada adianta você realizar uma sessão de treino com alto gasto calórico , se não se alimentar de forma correta. 
Umas das vantagens do treinamento funcional em relação ao alto gasto calórico se deve ao fato de ser possivel aumentar a demanda neural durante as sessões de treino. E isso se dá pelo fato dos exercicios  exigirem um maior recrutamento de músculos, ou seja quanto mais músculos envolvidos no movimento , maior desprendimento de energia e consequentemente maior gasto calórico. 

TREINAMENTO FUNCIONAL PODE TE DEIXAR FORTE?

Muitas vezes as pessoas, principalmente aquelas que vem de uma academia de musculação, nos indagam a respeito da eficácia do treinamento funcional em relação a deixá-las fortes. 
Para essa resposta é preciso  diferenciar e deixar claro que força é diferente de hipertrofia. 
O treinamnto funcional proporcina as duas coisas. A diferença é que pensamos em movimento e não em músculos. O treinamento de força requer o deslocamente de uma sobrecarga externa. E isso tambem é possivel de se realizar em uma sessão de treinamento funcional. A diferença é que no treino funcional pensamos em padroões motores , ou seja os músculos são obrigatoriamente contraidos para realizar um determinado movimento. 
Então quando realizamos um movimento de agachamento com uma barra acima de cabeça por exemplo, estamos executando um movimento com sobrecarga externa, a qual requer contrações musculares que derivarão de uma exigência no módulo de força. 
 

TREINAMENTO FUNCIONAL É SEMPRE EM FORMA DE CIRCUITO?


Não. Engana-se quem pensa que treinamento funconal é realizar exercicios em forma de circuito , com cordas navais, medcine balls, caixotes apra salto, kettlebell, entre tantos outros equipamentos. 
Treinamento funcional, como o próprio nome sugere, é ofertar para o praticante algo que funcione. Ou seja se em detemrinado momento do treinamento é preciso desenvolver força , tenha certeza que um trieno em circuito não será a mlhor opção. 
O segredo para o sucesso de uma boa prática de treinamento funcional é tentar alinhar os obejtivos do aluno com sua real necessidade e a partir dai elaborar um programa de treino que faça realmente sentido e funcione para seu aluno. 
Tudo requer o momento certo para ser aplicado. Ou seja , terá momentos que você terá necessidade de ganhar força, em outras fases precisará de velocidade, depois potencia , entre tantas ouras capacidades fisicas. 
O segredo é saber a hora certa de desenvolver cada uma delas e tera certezxa de um programa concreto e duradouro.